EnglishEspañolPortuguês

Projeto institui identificação eletrônica de animais em Florianópolis (SC)

10 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

A lei, aprovada ontem (9) pela Câmara de Vereadores da capital catarinense, institui a identificação eletrônica, por meio de microchip, de todos os animais na cidade de Florianópolis (SC).

Imagem: Reprodução/Portal da Ilha
Imagem: Reprodução/Portal da Ilha

O microchip é considerado um registro seguro e sem riscos para os animais. Ele possui um número único que, quando um leitor se aproxima, encontra os dados como nome e endereço do tutor, idade do animal e data da esterilização, entre outras informações importantes. Estas são registradas em uma base de dados, que estará disponível em uma central de dados na Diretoria do Bem-Estar Animal, Centro de Controle de Zoonoses ou até mesmo on-line.

A identificação eletrônica de animais já é uma medida adotada em diversos países europeus, nos Estados Unidos e Canadá. No Brasil algumas iniciativas já foram tomadas, como a obrigatoriedade de identificação de animais exóticos pelo Ibama. No Rio de Janeiro já há lei estadual que torna obrigatória a implantação de identificadores eletrônicos em todos os animais de estimação e, em São Paulo, o uso do microchip é obrigatório por lei municipal desde julho de 2007.

Com informações do Portal da Ilha

Você viu?

Ir para o topo