O Projeto Pet Noronha enfatizou as ações de auxílio aos cerca de 200 animais, entre gatos e cães, abandonados na ilha. Em outubro será promovida uma jornada de saúde. A entidade também alimenta e faz campanha de incentivo à adoção.
A coordenadora do Projeto Pet Noronha, Any Perla Pereira da Silva, contou que em 2020, com início da pandemia da Covid-19, muitas pessoas deixaram de morar na ilha e os animais ficaram abandonados.
Nesse período, um grupo de cinco amigas, entre elas duas veterinárias, resolveram cuidar dos gatos e cães. “Percebemos que esses animais ficaram abandonados, sem assistência nenhuma. Por isso criamos o projeto com intuito de alimentar e dar apoio necessário na área de saúde e castração”, contou Any Perla.
O projeto também incentiva a adoção de animais por moradores e turistas. “Quando o turista quer adotar o animal, nós damos apoio com o transporte para sair da ilha, fazemos a documentação da Vigilância Sanitária, a carteira de vacinação e o animal adotado sai de Noronha vacinado e castrado”, declarou a coordenadora do projeto.
Any Perla contou que o projeto já viabilizou a adoção de animais que estão no Recife, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Portugal.
Para a adoção, o Projeto faz uma exigência: que o “sobrenome” registrado nos documentos do animal seja “Noronha”.
O ator Paulo Vilhena foi um dos turistas que adotou um animal abandonado em Fernando de Noronha. A cadela “Conceição”, que também é nome de uma praia na ilha.
A estudante Maria Fernanda Alves da Silva contou que adotou a gatinha Cristal quando morava no arquipélago, em 2021. Um ano depois, ela precisou se mudar para Portugal e levou Cristal com ela.
“Uma das fundadoras do Pet Noronha me levou para conhecer os animais no Porto de Santo Antônio e eu me apaixonei, imediatamente, por essa gata. Foi amor à primeira vista. Desde então, somos inseparáveis. Ela cuida mais de mim que eu dela”, contou Maria Fernanda.
“O meu amor por ela é muito grande. Acredito que Cristal é muito feliz. Espero que nossa história sirva de inspiração para que outras pessoas adotem de forma consciente. É importante lembrar que os animais mais velhos também merecem amor e cuidado”, falou Maria Fernanda.
Jornada de Saúde Animal
O projeto Pet Noronha vai realizar a primeira Jornada de Saúde Animal, no período de 7 a 15 de outubro. A ação é o resultado de uma parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com apoio da Administração da Ilha.
“Vamos trazer veterinários especializados em ortopedia, oncologia e anestesia. Serão feitas, de forma gratuita, cirurgias ortopédicas, castrações e cirurgias oncológicas”, informou a coordenadora, acrescentando que ainda é necessário comprar medicamentos, anestesias e agulhas.
Mais informações sobre o projeto e sobre as atividades desenvolvidas podem ser conseguidas na página do Instagram do Pet Noronha.
Fonte: G1