EnglishEspañolPortuguês

Projeto implanta chips em cães gratuitamente em Cachoeirinha (RS)

14 de agosto de 2014
1 min. de leitura
A-
A+

Com apoio de uma ONG, um projeto da Prefeitura de Cachoeirinha passou a implantar chips, gratuitamente, em cães no município da Região Metropolitana de Porto Alegre. Concebida após as autoridades locais percebera a proliferação a população de animais abandonados em 2014, a iniciativa também oferece, sem custos, a castração dos animais.
Através do sistema, um microchip é fixado no pescoço dos cachorros. De acordo com o município, a tecnologia ajuda identificá-los e localizar os tutores. Além disso, um banco de dados disponibiliza informações como as últimas vacinas aplicadas.
“É um produto do tamanho de um grão de arroz que é colocado embaixo da pele, no pescoço. Há um leitor com um número especifico do chip com um banco de dados onde a gente vai ver o nome do proprietário, se ele é vacinado e toda a responsabilidade do dono”, explicou o médico veterinário da prefeitura Evandro França.
Para o especialista, a implementação dos chips e as castrações são questões de saúde pública. “Quanto mais animais na rua, mais problemas vão existir de doenças que podem ser transmitidas para as pessoas”, ressaltou.
A média neste ano, conforme o executivo, chega a cem cachorros por mês submetidos aos procedimentos. O serviço ocorre duas vezes por semana, com apoio de um veículo da prefeitura, que vai até a casa de moradores.
“Nós tínhamos uma quantidade muito grande de animais nas ruas de Cachoeirinha e a população clamava por uma ação concreta. Entendemos por bem que a castração é o método mais eficaz de eliminar a proliferação de animais nas ruas. Ampliamos esse projeto. Tínhamos em torno de 70 castrações por mês. Agora são 102”, disse o secretário muncipal de Meio Ambiente, Fernando Medeiros.
Fonte: CBN Foz

Você viu?

Ir para o topo