Por Renata Takahashi (da Redação)
Um projeto de fotografia vem ajudando na divulgação de animais abandonados que precisam de um lar. O responsável é o fotógrafo Luciano Stabel. Além de ajudar animais abandonados, Luciano fotografa animais de outros protetores da região metropolitana de Porto Alegre (RS), no projeto voluntário que denominou “Fotógrafo Protetor”.
Com as imagens, em sua maioria de cães e gatos sem raça definida, ele busca valorizar os animais e levar as pessoas e enxergá-los com um outro olhar. “Eu estava cansado de ver animais todos ‘estropiados’, o que sem dúvida afasta as pessoas que não são da causa. A pessoa que está do outro lado, tem que se sentir encantada, seduzida… principalmente porque muitas vezes o animalzinho que precisa de adoção está doente, ou já é mais velho, enfim. Então, através da fotografia, estou tentando buscar uma nova perspectiva, uma nova chance para esses cães e gatos que esperam por um lar.”
A iniciativa tem apresentado resultados positivos. Com menos de 2 meses, ainda no início, sua página no Facebook está chegando aos 900 curtidores. E o principal: diversos animais, que são divulgados através de álbuns com belíssimos ensaios dos peludos, já foram adotados graças ao trabalho do fotógrafo. “Foi cachorro idoso, cachorro doente, filhote e gato sendo adotado. Conseguimos ajudas com ração e ajudas financeiras para tratamentos. Acho que o poder de uma imagem um pouquinho diferente, com uma construção que valorize os animais ao invés de mostrar o lado sofrido, tem dado muito certo.”
Uma página do projeto está sendo projetada, porém ainda não há previsão para ser colocada no ar. Por enquanto, você pode conferir o trabalho exemplar de Luciano Stabel na página no Facebook. E, claro, ajudar a divulgar estes animais que tanto precisam de um lar.