A proposta do projeto de proteger as tartarugas marinhas no litoral piauiense e Ilha dos Poldros, ilha oceânica situada no município de Araioses, Maranhão, é importante também para proteger os ecossistemas locais e inserir as comunidades no processo de atuação participativa no desenvolvimento do plano de manejo dos recursos naturais e das ações relacionadas à gestão ambiental na região.
A equipe é composta por biólogos, estudantes, voluntários e representantes da comunidade que contribuem com os levantamentos de dados sobre as tartarugas marinhas. Neste contexto, serão realizadas ações de monitoramento e educação ambiental que darão estímulo ao turismo pedagógico e ecológico na área de abrangência do projeto.
Para o coordenador geral do projeto, zootecnista Leandro Inakake de Souza, além de oficializar as ações do Tartarugas do Delta, o evento de lançamento servirá também para aproximar a sociedade do projeto. “Vamos apresentar o site www.tartarugasdodelta.org.br onde estão nossas ações, publicações, fotos do nosso trabalho e como colaborar, seja de forma coletiva ou individualmente nas ações do dia-a-dia de cada um”, informou Leandro Inakake.
Fonte: 180graus