Por Rachel Siqueira (da Redação – EUA)
Uma audiência foi realizada na terça-feira, dia 16 de março, por legisladores do Estado do Tennessee, nos Estados Unidos, sobre o projeto de lei que visa considerar o abuso de animais como crime.
A democrata representante de Estado, Janis Sontany, escreveu o projeto de lei, que tornaria crime o comportamento sádico ou forçar animais a passarem fome.
O impulso para o projeto se deu pela averiguação de vários casos de maus-tratos a animais no ano passado, incluindo a suposta inanição de cavalos no Condado de Cannon.
Fazendeiros lotaram o local onde aconteceu a audiência para ouvir a proposta. O projeto de lei enfrentará dificuldades, pois provavelmente precisará contar com o apoio do “Tennessee Farm Bureau”, que busca dinheiro, não ética.
Atualmente, os tutores de animais só podem ser acusados de delito por abuso a animais, o que inclui uma multa de 2.500 dólares e 11 meses e 29 dias na cadeia.
Defensores do projeto de lei disseram, na terça-feira, que o reforço das sanções é a única maneira de juízes e procuradores agirem seriamente contra os maus-tratos a animais e não concordarem com um desvio pré-julgamento.
Embora ambos os lados concordem que os tribunais não estejam punindo os responsáveis por maus-tratos a animais devidamente, defensores do projeto dizem que uma mudança na lei é a solução.
A votação sobre a questão foi adiada e será feita em data posterior.
Com informações de WSMV