EnglishEspañolPortuguês

VITÓRIA

Projeto de lei que proíbe touradas é aprovado na Colômbia

A legislação foi aprovada com 93 votos a favor e será enviada para aprovação final do presidente, que se mostrou favorável a decisão celebrando em suas redes sociais

29 de maio de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Protesto contra as touradas na Colômbia; Foto: Luisa Gonzalez | Reuters

O Congresso da Colômbia proibiu as touradas no país nesta terça-feira (28/05), após sete anos de tentativas fracassadas de banir a prática. O projeto de lei que proíbe as touradas foi aprovado com 93 votos a favor e dois contra, e será enviado para a aprovação final do presidente Gustavo Petro.

Mas o presidente já se pronunciou informalmente celebrando a proibição. “Parabéns àqueles que conseguiram que a morte não seja mais um espetáculo”. publicou Petro na rede social X.

A partir do momento que o projeto for assinado, haverá um período de transição de três anos até o banimento oficial.

O congressista Alejandro Garcia, um dos proponentes da proibição, disse à Câmara dos Representantes da Colômbia logo após a votação que o país está priorizando o bem-estar e a defesa de todos os animais. “Para o mundo inteiro, dizemos que a Colômbia está em um processo de transformação cultural, onde todos os seres mantêm a dignidade”, afirmou.

O ativista pelos direitos animais, Terry Hurtado, que tem lutado por uma proibição desde os anos 1990, chamou a votação de “uma grande vitória”. “Sinto-me aliviado que os touros e cavalos [que são parte integral do evento] na Colômbia não serão mais torturados e que as crianças não serão mais expostas a esse espetáculo” declarou ele.

A Colômbia se juntará à Argentina, Brasil, Chile, Guatemala e Uruguai quando a proibição entrar em vigor. Atualmente as touradas ainda são realizadas no Equador, França, México, Peru, Portugal, Espanha e Venezuela.

    Você viu?

    Ir para o topo