EnglishEspañolPortuguês

Projeto de Lei prevê proibição de circos que utilizam animais, em São José (SC)

5 de maio de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um Projeto de Lei em favor dos animais de autoria do vereador Adriano de Brito (PR) dispõe sobre a proibição de instalação de circos que tenham como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie ou raça em São José (SC).

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação emitiu parecer favorável e diversos e-mails foram encaminhados à presidência da Câmara manifestando apoio ao projeto. É de conhecimento da população que o grande sofrimento dos animais de circo, mantidos na maioria das vezes em locais impróprios, mal alimentados, adestrados com métodos perversos, para obrigarem-se a comportamentos incompatíveis com sua natureza. Privados de seu habitat natural estão vulneráveis a todo tipo de sofrimento em função do divertimento e da alegria, o que demonstra claramente a ausência de civilidade que deve ser rechaçada.

“Este é um trabalho em defesa dos animais”, declarou o autor do Projeto, confessando que deu a entrada no legislativo sob influência da filha de 11 anos, que não frequenta circos onde seja oferecida apresentação com animais: “não sou contra os circos, tenho a maior admiração pelos circos e pelos artistas. O tratamento oferecido aos animais que pertencem a estes circos é estarrecedor, a exemplo de leões com dentes cerrados e garras arrancadas. O circo é um lugar para se fazer arte, se produzir cultura”.

Em sua justificativa o vereador Adriano evidenciou que a ausência de animais nos espetáculos implicaria o aumento de oportunidades de trabalho para acrobatas, equilibristas, mágicos, palhaços, malabaristas, dançarinos e outros profissionais do mercado das artes, que tanto contribuem para a formação cultural do povo. “Tenho certeza de que este é o primeiro projeto, de muitos, que aprovaremos nesta Casa, na luta pela proteção animal”. O vereador Neri Amaral (PSDB) lembrou que a maioria dos animais é maltratada, não na hora da apresentação, mas sim na manutenção e no adestramento, com alimentação escassa e lugares inadequados: “estamos cansados de ver notícias de animais serem abandonados nas ruas por estarem velhos e não terem mais serventia”.

Fonte: Portal da Ilha

Você viu?

Ir para o topo