EnglishEspañolPortuguês

CONTROLE POPULACIONAL

Projeto de castração já atendeu quase mil animais em Florianópolis (SC)

16 de maio de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Moradores de Florianópolis que têm o interesse de castrar animais domésticos podem realizar o procedimento de forma gratuita através da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea). O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal desde 2005, e neste ano, com o programa de mutirão iniciado em abril, foram castrados 986 cães e gatos em 4 localidades.

A estimativa da Prefeitura de Florianópolis é de que, nesta edição, cinco mil castrações sejam realizadas através dos mutirões. Eles acontecem em uma unidade móvel, que foi contratada pela Administração Municipal, e que irá até comunidades previamente identificadas pela Dibea para fazer a castração de animais cadastrados pelos tutores.

Os munícipes de Florianópolis podem cadastrar os animais domésticos para participarem do mutirão, basta apresentar carteira de identidade e comprovante de residência à Dibea. No entanto, conforme informou a prefeitura, a iniciativa beneficia, principalmente, as localidades do município que têm um grande volume de animais cujos tutores são de baixa renda e não conseguem levá-los até a sede da Dibea, ou com maior volume populacional.

Ainda, o projeto busca atender bairros com grande volume populacional — como é o caso dos Ingleses, destino atual do mutirão de castração. Após o procedimento, todos os animais também recebem instalação de microchip, um dispositivo que, quando lido, mostra a identificação do animal e do tutor, para facilitar o processo de devolução.

Requisitos para o cadastro

Os mutirões de castração atendem cães e gatos, tanto machos como fêmeas. Somente serão atendidos animais com mais de seis meses de idade e menos de oito anos — após avaliação médica e dependendo do porte do animal. A castração não é feita em animais com o focinho achatado, obesos, no cio ou em gestão avançada, ou com mais de oito anos sem a avaliação médica, pois os mesmos necessitam de uma UTI, já que há maior risco de agravamento.

Qualquer pessoa que more na comunidade ou bairro em que o mutirão será realizado pode fazer o cadastro, sem que haja limite de renda ou animais por pessoa. O cronograma do mutirão das localidades é divulgado nas redes sociais da prefeitura. Na semana anterior à castração, as equipes da Dibea vão até o bairro fazer o cadastramento dos interessados.

Cinco motivos para adotar um animal

Atualmente, a castração é o principal mecanismo de controle populacional de animais. Além de combater o abandono de cães e gatos, este procedimento é essencial para garantir inclusive a saúde dos humanos, já que diminui os riscos de doenças zoonóticas — aquelas que são transmitidas entre seres humanos e animais, como a raiva. Ainda, pode ser benéfico para a saúde dos animais, ao combater a raiva em machos, e o risco de câncer de mama em fêmeas.

Mensalmente, a Diretoria de Bem-Estar Animal realiza uma média de 300 castrações na sede localizada no bairro Itacorubi.

“Os mutirões com a unidade móvel são essenciais para ampliar a abordagem e fazer com que as castrações cheguem até quem realmente não tem condições de realizá-las de outra forma. Trata-se de um serviço gratuito, necessário e muito esperado pelas comunidades”, destaca a diretoria.

Dibea amplia visitação de interessados em adotar um animalzinho

Até o momento, o projeto já passou pelos bairros de Vargem de Bom Jesus, Vargem Grande, Vargem de Fora e Papaquara, além do Norte da Ilha e dos Ingleses — última região em que a unidade móvel esteve presente.

Sobre a Dibea

Além do projeto de castração, a Diretoria de Bem-Estar Animal também contribui com o resgate de animais, adoção, controle de Zoonoses e maus-tratos. Apenas em 2021, a Dibea — cujo modelo é referência para todo o país — registrou mais de 3.500 consultas veterinárias gratuitas para cães e gatos de moradores de Florianópolis. Também no ano passado, foram feitas 198 adoções, 678 atendimentos, 252 resgates e 3084 castrações.

A sede do órgão fica localizada na SC-401, no bairro de Itacorubi. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 13h30 às 17h.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo