EnglishEspañolPortuguês

RIO GRANDE DO SUL

Projeto criado por universidade de Porto Alegre auxilia ONGs com gestão de redes sociais

21 de junho de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagração | @projetoamigode4patas

Um projeto de alunos de uma universidade de Porto Alegre passou a fazer a gestão de redes sociais de organizações não governamentais (ONGs) voltadas ao cuidado de animais, pacientes de hospitais e idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. A falta de recursos dessas entidades para ter um profissional na área da comunicação foi um dos motivos para que a ideia fosse desenvolvida.

O professor Marcos Lamb, do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM – POA, explica que, em um semestre, foram desenvolvidos projetos para cerca de 10 ONGs e instituições sem fins lucrativos. Veja a lista abaixo.

“Essa ideia surgiu de a gente desenvolver campanhas que tivessem o viés social e usar esse conhecimento de comunicação pra auxiliar ONGs em geral”, diz.

Com os perfis, a maior parte criados no Instagram, a ideia é aumentar arrecadações para manter o funcionamento dos locais. Um deles é o projeto Sorte de Gato, que ajuda na adoção de gatos pretos, que costumam ser menos adotados que outros felinos.

“A gente já tinha uma iniciativa de ajudar um projeto aqui de Porto Alegre e decidiu realizar esses posts no Instagram juntar testemunhos de pessoas que adotaram gatos pretos e assim combater esse preconceito que existe em torno deles”, comenta Eduardo Charão, um dos alunos que fez parte da disciplina.

Outra ONG que teve auxílio é a Majuna, que fica no bairro Lami, na Zona Sul. A entidade cuida de cerca de 380 animais, todos resgatados. Entre eles, há 250 cães. A instituição existe há mais de 10 anos e recebe, além de cachorros, gatos e outros bichos.

Foto: Ilustração | Pixabay

“Entraram em contato, fizeram fotos, entrevista com a gente, e desde então estão nos ajudando bastante, tanto com doações de ração, padrinhos para os animais e divulgando bastante pra doar alguns bichos daqui”, conta a administradora do Sítio Majuna, Nathalia de Castro.

Além das ONGs voltadas à causa animal, os estudantes também ajudaram em projetos como o “Parabéns”, que realiza aniversários para pacientes hospitalizados no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre. Os organizadores arrecadam decorações de festas, brinquedos e também dinheiro para realizar as comemorações.

Confira os projetos:

Atitude 4 patas

Projeto de ajuda aos animais da Majuna Proteção Animal.

Instagram: @atitude4patas / @majunaprotecaoanimal
Telefone: 51 8639-3393

Projeto Sorte de Gato

Ajuda na adoção de gatos pretos.

Instagram: @projetosortedegato

Projeto faunáticos

Ajuda para animais silvestres.

Instagram: @projetofaunaticos

Vida Mais Sustentável

Ajuda na divulgação de feiras ecológicas.

Instagram: @vidamaisustentavel

Projeto Amigo de 4 Patas

Ajuda pets abandonados.

Instagram: @projetoamigode4patas

Projeto Parabéns

Projeto que realiza aniversários para pacientes hospitalizados no HPS de Porto Alegre. Arrecadam decorações de festas, brinquedos e também dinheiro para realizar as comemorações.

Instagram: @projeto.parabens

Central do bicho

Projeto que divulga várias ONGs de ajuda aos animais.

Instagram: @ca_bicho / @centralbicho

Colina da Magia

Rede social da ONG Pequena Casa da Criança que há 65 anos atende mais de 800 crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.

Instagram: @colinadamagia

Lar pra Gatos

Projeto que ajuda o grupo ResGatinhos POA a encontrar adotantes para seus animais.

Instagram: @larpragatos

Focinhos de Amor

ONG que arrecada rações, jornais e outros materiais para pets.

Instagram: @projetofocinhosdeamor

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo