Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, os vereadores de Fortaleza propuseram a criação do Dia Municipal do Caranguejo. A partir de 2014, no dia 12 de janeiro será comemorado o Dia do Caranguejo com ações nas escolas públicas e privadas, barracas e bares de Fortaleza (CE), conforme lei aprovada por unanimidade entre os vereadores no último mês. Autora da lei do Dia do Caranguejo, a vereadora Lucimar Martins (PTC) diz que a data serve para preservar a espécie que está seriamente ameaçada de extinção.
Fortaleza é conhecida internacionalmente como uma das cidades que mais consome caranguejo. Às quintas-feiras, virou “febre” na cidade a batida de pauzinhos para quebrar as patinhas do crustáceo, que são preparados ainda vivos, jogados em água fervente enquanto se contorcem. Um estudo realizado na Irlanda do Norte e publicado no “Journal of Experimental Biology” declarou que crustáceos são capazes de sentir dor quando submetidos a essa prática cruel.
O consumo do caranguejo, segundo a vereadora, a levou a instituir a data. “Temos que preservar o caranguejo, que ganhou período de defeso. E é exatamente o 12 de janeiro, quando começa o defeso da espécie que a gente escolheu para o Dia do Caranguejo”, destaca a parlamentar.
Na justificativa para o Dia que foi aprovado, Lucimar Martins, lembra que se deve “começar através de iniciativas do poder público e de ações de entidades privadas a desenvolver uma cultura de valorização e preservação do caranguejo”.
Fonte: O Estado de S.Paulo