A Prefeitura de Toledo, no oeste do Paraná, começou a castrar cães abandonados da cidade. O objetivo da ação é diminuir a quantidade de animais nas ruas da cidade. Devem ser realizados 25 procedimentos por mês, conforme a Prefeitura, que calcula a existência de dez mil cães abandonados na cidade.
O projeto, em parceria com a Associação Focinhos Carentes de Toledox (AFOCAT), começou a ser executado no dia 16 de julho. Segundo a prefeitura, devem ser investidos pela coordenadoria de defesa e proteção animal da Secretaria de Meio Ambiente, cerca de R$ 50 mil por mês. Para realizar o procedimento, um convênio foi firmado, por meio de licitação, com uma clínica veterinária.
Ainda de acordo com a prefeitura, serão castradas apenas fêmeas, de até 15 kg, e que se encaixem em alguns dos requisitos: corram risco de morte, estejam prenhas, sejam filhotes, estejam doentes ou tenham sido atropeladas. Depois da recuperação, elas são colocadas para doação.
O procedimento inclui avaliação clínica pré-cirurgica, cirurgia, medicação pós-operatória e a retirada de pontos. A cirurgia dura em torno de 40 minutos, conforme o veterinário Fabiano Brito “É retirado útero e ovário, assim evita que o animal mais tarde possa ter outros problemas, como infecção de útero, gravidez psicológica”, explica.
A prefeitura também deve colocar em prática um projeto chamado Veterinário Mirim, para conscientizar alunos das escolas municipais sobre o abandono de animais.
Fonte: G1