Renata Del Nero
[email protected]
O projeto Bicho no Parque consiste em promover o manejo global de gatos, por meio de um controle populacional e de zoonoses feito de forma ética e humanitária, e que coloca em sintonia a saúde pública e o bem-estar animal em determinado parque da cidade.
Faz-se um levantamento e um cadastramento detalhado dos animais que habitam essa área. Com esses dados, estimam-se os custos, prazos e prioridades do manejo, bem como se definem quais animais são adotáveis (e que, portanto, devem ir para um lar transitório para esperar pela adoção) e quais são ferais (gatos não socializados, que não interagem com seres humanos e que, portanto, devem voltar ao local de onde foram retirados).
Todos os gatos são castrados, vacinados e microchipados, e aqueles adotáveis vão para lares transitórios e aguardam a adoção. Em razão da tutela irresponsável de animais por seus guardiães, seja por permitirem o acesso de gatos (principalmente não castrados) a áreas públicas, seja pelo próprio abandono deliberado, o projeto encontra-se com muitos gatos aguardando a adoção.
O Bicho no Parque realiza frequentemente feirinhas de adoção. A próxima será realizada neste sábado (24/4/2010), das 10 às 18h, no Pet Shop Bicho da Caneca, Rua Frei Caneca, 703, São Paulo (SP).