Com o objetivo de centralizar o recebimento de doações para cães e gatos com deficiências físicas, surgiu o projeto Cabrita Especial. Criada há em torno de um mês conjuntamente pelas Organizações Não Governamentais (ONGs) Engenharia Solidária, Brechó ChiCão e Sem Raça Definida, a iniciativa arrecada doações de rações especiais, cadeiras de rodas e andadores para pets. Posteriormente, os itens são encaminhados para tutores de animais que não possuem condições financeiras de arcar com os custos destes produtos.
Por meio das redes sociais, os voluntários do projeto disponibilizam os produtos arrecadados. Dessa forma, as pessoas interessadas podem solicitar o empréstimo dos itens pelo Facebook e Instagram do Cabrita Especial, ou entrando em contato pelo telefone (54) 9 9978-2861. É importante destacar que, apesar de atuar em Caxias do Sul, tutores de outras cidades podem entrar em contato caso precisem de ajuda, desde que tenham a possibilidade de deslocamento para recolher os itens.
“O nome desse projeto foi inspirado na Cabrita, cadelinha que foi adotada em 2018 por mim, depois de ser retirada de uma situação de maus-tratos. Ela morreu em 9 de março de 2022, em decorrência de um tumor no fígado, mas deixou inspiração para três projetos: Cabrita Especial, Cabrita Empresta e Cabrita Vende, todos voltados à proteção animal”, disse a Coordenadora do Projeto, Rejane Rech.
Cabrita Vende é uma loja online no Facebook e Instagram onde é comercializada uma variedade de objetos, todos provenientes de doações. Todo o valor arrecadado é direcionado para atendimento veterinário, compra de ração ou custeio de lares temporários. Já o Cabrita Empresta é um serviço de empréstimo de roupas cirúrgicas e colares elisabetanos (cones), que são utilizados após procedimentos cirúrgicos. Para receber o empréstimo de algum produto, o telefone para contato é (54) 9 8134-5747, com Jéssica Omizzolo.
Além disso, o projeto não possui sede física. Eles recebem doações de rações especiais (urinary, renal, hepática, gastrointestinal, etc) para cães e gatos que tenham recomendação veterinária para esse tipo de alimentação, cadeiras de rodas e andadores para pets com mobilidade reduzida (seja por acidente, idade ou maus-tratos), fraldas e tapetes higiênicos para os animais paraplégicos ou tetraplégicos, roupas cirúrgicas e colares elisabetanos. Todos os itens arrecadados são armazenados na garagem da residência da coordenadora da ação. O projeto presta contas mensalmente por meio das redes sociais.
Outras formas de ajudar o projeto:
Pix: Chave telefone (54) 9 9978-2861 / Rejane Rech
Transferência: Banco Nubank / Agência 0001 / Conta 891361-9 / Banco 0260 / Rejane Rech
Fonte: GZH