EnglishEspañolPortuguês

RIO DE JANEIRO

Projeto ambiental registra nascimento de capivaras na Lagoa Rodrigo de Freitas e celebra aumento da biodiversidade

Iniciativa liderada por Mário Moscatelli aposta na recuperação dos manguezais

24 de junho de 2025
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/ redes sociais

O nascimento de quatro capivaras na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, virou motivo de comemoração para o “Projeto Manguezal da Lagoa”, liderado pelo biólogo Mário Moscatelli. A iniciativa, que busca restaurar e preservar os manguezais da região, vem contribuindo para o retorno e o aumento de espécies silvestres, algumas ameaçadas de extinção.

Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, Moscatelli compartilhou imagens dos novos filhotes e celebrou o avanço do projeto. “Não descartamos aumentar a numeração das recém-chegadas com passaporte ‘lagoano'”, brincou o biólogo, em tom de entusiasmo.

O projeto, que conta com o apoio da concessionária Águas do Rio, inclui ações de replantio de espécies nativas, controle de pragas, limpeza das margens e campanhas de educação ambiental. Segundo Moscatelli, o objetivo é devolver equilíbrio ecológico à Lagoa e estimular a presença da fauna nativa.

Além das capivaras, outras espécies têm se multiplicado nos manguezais da região. O biólogo destacou o crescimento da população de socozinhos — pequenas aves aquáticas — e lembrou que o processo de recuperação também vem ocorrendo em outros pontos da cidade, como na Lagoa do Camorim, onde jacarés têm sido avistados com frequência.

“Seja na Lagoa Rodrigo de Freitas ou na do Camorim, a natureza mostra sua força e capacidade de reação. Trabalhando sério e pelo tempo necessário, as boas coisas acontecem”, afirmou Moscatelli na publicação.

O “Projeto Manguezal da Lagoa” é uma das principais ações de restauração ambiental urbana em curso no Rio de Janeiro e vem se consolidando como exemplo de intervenção sustentável em áreas degradadas.

Fonte: Um só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo