Daniele de Miranda
[email protected]
Hoje em dia vemos inúmeros pedidos de ajuda para abrigos de animais domésticos, superlotados devido à falta de controle de natalidade, ao comércio de animais e ao posterior abandono, resultante da falta de educação da população e de poucas e ineficientes políticas públicas por parte do Estado.
Em outra via, vemos alguns trabalhos de abrigo e reabilitação de animais silvestres e exóticos, vítimas do tráfico, circo e zoológicos (comércio e entretenimentos em geral). Temos como exemplo o belíssimo trabalho do Rancho dos Gnomos e do Projeto Grandes Primatas.
Mas há um grupo de animais entre os domésticos e os silvestres. Este grupo é o mais esquecido, marginalizado e explorado. Infelizmente, a crueldade cometida contra eles ainda tem o aval da maior parcela da população – e por isso são tão negligenciados e sofrem sem amparo nenhum. São os animais domesticados.
Os domesticados diferem de animais domésticos ou de estimação, por não serem “usados” como animais de companhia. São seres explorados para consumo humano e até dos próprios animais de estimação (?). São produzidos e processados para alimentação, vestuário e uma infinidade de produtos. Pois sim, são vistos (e utilizados) como produtos. Por essa razão, a população fecha os olhos para todo o sofrimento vivido por estes animais e são poucos os que se mobilizam para ajudá-los.
E é este o pioneiro trabalho exercido pelo Santuário das Fadas: resgate e abrigo de diversos animais de pequeno e médio porte – na maioria vítimas de abuso e maus-tratos para consumo humano – como galináceos, suínos, caprinos, bovinos e equinos, além de cães, gatos, coelhos, porquinhos-da-índia e patos.
O Santuário das Fadas encontra-se em Itaipava, RJ. É um santuário de animais de diversas espécies resgatados de situações de maus-tratos, negligência, abandono, exploração, abuso e tráfico. O principal objetivo da ONG é promover qualidade de vida e respeito aos animais tutelados. É um trabalho difícil e necessário feito com muita transparência e seriedade.
É complexo sustentar uma diversidade tão grande de animais (de grande porte, inclusive, como bovinos e equinos), mantendo-os o mais próximo possível da liberdade e da natureza e o mais longe possível de concreto e grades, como infelizmente até cães e gatos renegados passam a vida em abrigos sem estruturas naturais para viver.
O Santuário das Fadas é, portanto, um projeto de importância vital, por ser pioneiro e exemplar.
Fonte: ULA!
Se você quer fazer parte desse projeto e ajudar a mantê-lo e potencializá-lo, amadrinhe/apadrinhe um animal tutelado pelo Santuário das Fadas.
Amadrinhamento/Apadrinhamento:
-Bodes (50 reais por mês)
-Suínos (30 reais por mês)
-Coelhos (10 reais por mês)
-Galinhas (10 reais por mês)
-Eqüinos (70 reais por mês)
-Bovinos (100 reais por mês)
-Cães (40 reais por mês)
-Felinos (40 reais por mês)
Amadrinhe/apadrinhe um você também!
Email: [email protected]
Tels: (021)9606-3626 e (024)2222-9665