EnglishEspañolPortuguês

Depois de proibição, leões de circo da Bulgária voltam à África

16 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Augusta Scheer (da Redação)

Foto: Youtube
Foto: Youtube

Uma das grandes bandeiras dos defensores de animais é o fim do aprisionamento de animais selvagens, seja em zoológicos, ou para comércio.
Recentemente, o governo da Bulgária entrou em contato com a entidade Born Free Foundation, para tentar encontrar um lar para os dois últimos leões de circo do país. A instituição vem trabalhando junto a líderes europeus em outras questões de bem-estar animal e ficou bastante satisfeita diante da postura do governo búlgaro, que proibiu a exploração de mamíferos selvagens em circos.
Tony Wiles, consultor de felinos da organização, e o renomado veterinário John Knight, foram designados para cuidar dos leões. Os dois animais viviam num trailer de metal, com pouco espaço e sem acesso à água. Apesar das jaulas estarem limpas, não havia nada para entreter os leões, e a cama dos animais era precária. Felizmente, os dois aparentavam estar saudáveis, mas seus músculos estavam enfraquecidos pela falta de exercício. O trailer tinha boa ventilação, mas pouca sombra. Com o calor do verão búlgaro, certamente ficaria insuportavelmente quente. As informações são do site One Green Planet.
Os animais, Jora e Black, são irmãos e, aparentemente, grandes amigos. Eles passaram a maior parte da vida se apresentando, viajando com o circo pela Bulgária e Turquia. Nascidos num zoológico e comprados pelo dono do circo quando ainda eram filhotes, esses leões nunca conheceram a liberdade da vida selvagem. Desde 2014, quando o governo proibiu a exploração de animais em circos, eles vinham passando seus dias no pequeno trailer. Apesar de serem bastante amados pelo seu tutor, a casa não era adequada para esses animais. Ciente de que a Fundação poderia oferecer mais liberdade a eles, o tutor aceitou que a organização transferisse os animais para um centro de resgate na África do Sul.
Os leões serão inicialmente transferidos para um lar temporário, onde receberão água, comida, abrigo e tratamento veterinário.
Depois, com a ajuda de pessoas solidárias ao redor do mundo, serão levados à África do Sul. Após tantos anos vivendo num circo, a vida na reserva Shamwari Game certamente será cheia de surpresas. Lá, terão três ou quatro hectares de savana à sua disposição.
Com a ajuda de Born Free Foundation, esses leões finalmente poderão ter uma vida mais próxima da natureza, da onde nunca deveriam ter sido tirados.

Você viu?

Ir para o topo