O embargo decidido pela União Europeia (UE) sobre os produtos derivados de focas entra em vigor nesta sexta-feira (20), tal como previsto, afirmou Maria Kokkonen, uma porta-voz da Comissão Europeia.
A caça de focas realizada tradicional e principalmente no Canadá, é criticada e considerada um massacre por muitos grupos de defesa animal. No entanto, como disse hoje a porta-voz da UE, o embargo não vai se aplicar a grupos que moveram ações contra a decisão por enquanto, “até que a Corte Geral tenha a oportunidade de ouvir todas as partes envolvidas”.
Nesta quinta-feira (19), uma organização de inuits (esquimós) do Canadá afirmou que a Corte Europeia de Justiça tinha suspendido o embargo. Kokkonen havia dito ontem simplesmente que “a Corte não se reúne neste momento”.
A UE apenas autoriza a venda “com fins não lucrativos” de produtos derivados da pesca tradicional praticada pelas comunidades inuits, lembrou a porta-voz.
Os países da União Europeia decidiram em julho de 2009 proibir o comércio de produtos derivados das focas, apesar das ameaças do governo canadense de apresentar uma ação diante da Organização Mundial do Comércio (OMC).
O embargo acontece na ocasião da abertura da temporada de caça de 2010. O fechamento dos mercados da UE soma-se a embargos decretados anteriormente por Estados Unidos e México, principais sócios comerciais do Canadá.
Fonte : Folha Online