Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Querétaro se tornou o primeiro estado mexicano a aprovar uma legislação que proíbe a exibição de animais em circos, após uma iniciativa apresentada na Assembleia Legislativa local. As informações são do Milemio.
Defensores animais afirmaram que é o primeiro passo para posteriormente revogar a proteção das touradas, que foi declarada há alguns meses como patrimônio imaterial. Os artigos 82 e 83 foram modificados e uma observação no artigo 84 da Lei de Proteção Animal foi incluída.
Integrantes da Associação Civil Anima Naturalis disseram que se trata de uma pedra a menos no caminho para conseguir a eliminação dos animais em qualquer espetáculo, incluindo as touradas.
O presidente da Comissão do Desenvolvimento Sustentável, Yairo Marina Alcocer, disse que quem não cumprir essa medida, poderá ser punido com uma sanção de até 5 mil salários mínimos.
“Isto adicionado que México em combinação com outros países tem assinado diferentes tratados nos quais se comprometem a ter um trato digno a nível internacional, um projeto de sociedade nacional ética e respeito entre indivíduos com os animais e com uma educação geral neste sentido para a sociedade foi criado”, indicou o legislador do Partido Verde Ecologista.
Na legislação, foi destacado que a proteção e conservação dos animais no México continuam defasadas.
O legislador Alcocer garantiu que esta iniciativa responde as demandas populares e as queixas nas redes sociais que realizaram associações protetoras de animais.
“Querétaro se coloca na vanguarda com o assunto do maltrato animal com a proibição de animais nos circos que se instalem no estado”, disse Alcocer.