EnglishEspañolPortuguês

Programa de Castração Móvel é aprovado na Câmara de Sorocaba (SP)

11 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

A ideia é controlar a população animal e contribuir com a saúde pública. Por estas razões, o projeto de lei número 468 foi aprovado esta semana pela Comissão de Redação da Câmara de Sorocaba, interior de São Paulo. Com isso, a proposta – que foi criada pelo vereador Marinho Marte (PPS) – aguarda a sansão do prefeito Vitor Lippi (PSDB) para ser publicada.

O município oferece castração animal gratuita através do Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde. Em 2011, realizou 2.491 castrações em cães e gatos, representando 207 esterilizações por mês. “O problema é que para isso, os animais têm que ser levadoa até o prédio da Zoonones e muitas pessoas não têm condições para isso”, comenta o vereador.

Segundo o projeto de lei, o poder público disponibilizará um veículo equipado para transitar pelos bairros, realizando castração gratuita em cães e gatos. Além de animais com donos, o serviço deverá atingir também a população animal que perambula pelas ruas da cidade.

“A reprodução descontrolada destes animais pode se tornar um problema de saúde pública, então o controle se faz necessário”, diz Marinho Marte, que espera um parecer do poder público para os próximos dias. O vereador finaliza informando que a prefeitura já iniciou o processo de licitação do veículo. “A saúde será beneficiada e empregos também serão gerados, todos saem ganhando”, conclui.

Juliana diz que só castraria Bruce por motivos de saúde (Foto: Arquivo pessoal)

Castrar faz bem

Quando o marido de Mariza Oliveira, 35 anos, disse que levaria a poodle Bibi para castrar, ela conta que ficou preocupada. “Ela é a menininha da família e, sinceramente achei algo absurdo, mas como já temos um macho e pouco espaço, concordei”, esclarece Mariza. Ela disse também que o procedimento foi simples e não se arrepende do resultado.

Já a jornalista Juliana Ferraz, 28 anos, não tem coragem de castrar seu rottweiler Bruce. “Só faria isso se ele apresentasse algum problema de saúde, pois quero que ele tenha filhotes”, explica Juliana. A jovem declara que concorda com um programa móvel de castração animal. “É algo que beneficia toda a população, é muito válido e pode evitar a disseminação de doenças”, diz.

Cirurgia de castração de animais exige cautela (Foto: Luiz Costa/SMCS)

É preciso preparo

O médico veterinário Alex Moreira da Cunha Carvalho esclarece que o procedimento de castração é o mais simples dentre as cirurgias de animais, mas é necessário preparo e extrema higiene. “Além da reprodução, a castração previne câncer de mama em fêmeas e câncer de próstata nos machos”, afirma o veterinário, que considera a iniciativa do projeto de lei muito importante.

“Este é um procedimento cirúrgico, logo exige esterilização, uma equipe preparada e equipamentos de qualidade para que o animal não sofra e se recupere bem”, comenta Alex. O risco e tempo da cirurgia pode variar de 15 a 50 minutos, dependendo do tamanho do animal.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo