O professor Alexandre Anselmo flagrou um tamanduá-mirim, mais conhecido como mambira, morto às margens da rodovia BR-364 em Rio Branco. Anselmo diz que decidiu fotografar o animal porque nunca tinha um visto um destes. Ele acredita ainda que o tamanduá estive fugindo de alguma área incendiada.
“Nessas épocas de queimada, é comum ver animais mortos em ramais próximos à rodovia. Sempre que passo naquele trecho vejo alguns animais atropelados. No dia da foto, não lembro se tinha algum incêndio, mas nos dias anteriores teve. Acho que os animais tentam fugir e acabam atropelados”, acredita.
O biólogo Vanderson Brito explica que o tamanduá-mirim é um animal noturno e que é comum encontrá-lo no final da tarde, quando busca alimentos. Ele é encontrado na Venezuela até o Sul do Brasil.
Ele destaca ainda é os constantes incêndios em áreas verdes faz com que esses animais sejam vistos com mais frequência até na zona urbana, em busca de abrigo.
“Normalmente já temos muito esse tipo de incidente. Mas, essas queimadas mais intensas faz isso se tornar mais comum. Já recebi ligações de alunos e pais de alunos, avisando que tinha encontrado filhote de coruja, jiboia, filhote de primatas na zona urbana. Pode ser culpa dessa queimada desenfreada”, pontua.
Fonte: G1