A Cal-Maine Foods divulgou seu relatório de resultados de 2017 e teve perda de $ 74,3 milhões no último ano fiscal. Somente no quarto trimestre, o lucro da empresa caiu $ 24,5 milhões – um forte contraste com os $ 367 mil que a empresa perdeu no mesmo período do ano anterior.
O CEO da CMF, Adolphus (“Dolph”) Baker, atribuiu o declínio dramático ao crescimento da indústria de alternativas aos ovos, que inclui linhaça, tofu e produtos preparados com amido de batata e tapioca. Em 2015, a gripe aviária matou galinhas exploradas na indústria de ovos e muitos fornecedores de ovos exterminaram as aves.
Durante esse tempo, a popularidade da maionese sem ovos Just Mayo, da Hampton Creek cresceu no varejo – tornando-se a única maionese em sanduíches vendidos pela loja de conveniência 7-Eleven e na indústria de serviços alimentícios por meio do Compass Group (um dos principais fornecedores de alimentos para escolas e cafeterias em todo o país). Baker diz que, enquanto a “oferta” foi restabelecida, a demanda por ovos nunca se recuperou.