É uma alteração importante que documenta bem o trabalho de preservação desta ave, na ilha de São Miguel. O priolo passa de “criticamente em perigo” para “em perigo de extinção”, grau um pouco menos preocupante.
A decisão vai ser anunciada em breve pela União Internacional de Conservação da Natureza. Entretanto, a informação foi adiantada pelo diretor da Divisão Europeia da Birdlife que se encontra em Ponta Delgada. Angelo Caserta afirma que o “Projeto Life Priolo foi um dos melhores, a nível europeu”.
O Governo dos Açores é um dos parceiros deste projeto e acaba de lançar a “Marca Priolo – o Priolo Agradece!”. Frederico Cardigos, diretor açoriano do Ambiente, desafia todas as entidades privadas e públicas a contribuírem para dinamizar esta “marca”.
A “Marca Priolo – o Priolo Agradece” é semelhante à que existe para a “Biosfera Açores” e pretende certificar produtos ou serviços que têm como principal critério não causar danos ambientais, o que começa a ser uma mais valia em muitos países onde haja preocupação efetiva com a preservação da Natureza.
O priolo tem o seu habitat na zona do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, no concelho do Nordeste, ilha de São Miguel.
Fonte: RTP