EnglishEspañolPortuguês

Primeiro ovo produzido em habitat traz esperança para conservação dos condores

16 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Couto (da Redação)

Biólogos do Parque Nacional Pinnacles estão celebrando o primeiro ovo de condor produzido por um casal dentro do parque em mais de um século.



Foto: John Maio / Associated Press



O ovo representa um grande passo na lenta recuperação dos gigantes voadores que quase desapareceram do planeta. A reprodução dos animais ainda tem sido prejudicada pelos caçadores e intoxicações por chumbo.

Uma fêmea e um macho criados em cativeiro foram reintegrados ao habitat em 2004, e atualmente foram observados em rituais de acasalamento, de acordo com o porta-voz do parque Carl Brenner.

“Agora eles são pais orgulhosos de seu pequeno ovo,” disse Benner.

Em 1982, os últimos 22 condores da Califórnia foram capturados e mantidos em um programa de reprodução em cativeiro. Hoje, são 348 indivíduos no mundo todo, e cerca de 180 estão voando livres na região da Califórnia.

Os biólogos do parque Pinnacle substituíram o ovo por uma réplica de madeira, e quando a data de nascimento estiver próxima um outro ovo produzido em cativeiro será colocado no ninho.

A troca faz parte de um procedimento padrão de reintrodução de aves costeiras. Muitas vezes essas aves se alimentam de carcaças de leões-marinhos e outros animais da região que podem hospedar micro-organismos nocivos em sua gordura. Pássaros que ingerem as substâncias podem produzir ovos com cascas muito finas.

Com informações de Los Angeles Times

Você viu?

Ir para o topo