O primeiro filhote de baleia-franca nascido em Santa Catarina avistado na temporada 2023 foi registrado por câmeras no mar de Laguna, no Sul do estado. O recém-nascido foi visto junto com a mãe, que já é conhecida do Projeto Franca Austral (ProFranca) desde 2013.
O filhote foi visto na terça-feira (27). As primeiras baleias-francas da temporada 2023 no litoral catarinense foram avistadas há duas semanas, conforme o ProFranca.
Mãe e filhote estavam na Praia de Itupirabá Sul. “Pela nossa avaliação, o filhote tem pouquíssimos dias de vida, pois a mãe foi uma das primeiras baleias avistadas nesta temporada, e estava sozinha. Ela já é velha conhecida do ProFranca, registrada em 2013”, afirmou Karina Groch, diretora do projeto.
O avistamento do filhote ocorreu antes do previsto, já que a reprodução desses mamíferos costuma ocorrer entre julho e setembro.
“Nesta época elas [baleias-francas] migram da Antártica até nosso litoral para parir e amamentar seus filhotes”, explicou Karina Groch.
Ela elaborou que os animais vêm a Santa Catarina à procura de águas mais quentes e calmas, livres de predadores. Esse ambiente é mais seguro para filhotes recém-nascidos.
Há duas semanas, os primeiros registros de baleias-francas na temporada 2023 no litoral catarinense ocorreram na Praia Grande, em Laguna, e nas praias do Ibirapuera e Vila Nova, em Imbituba, também Sul do estado.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: G1