EnglishEspañolPortuguês

BAHIA

Preta Gil lamenta destruição de abrigos de animais e faz apelo por ajuda

28 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Instagram | @pretagil

Em um ato de solidariedade aos animais das cidades atingidas pelas enxurradas no sul da Bahia, a cantora Preta Gil compartilhou vídeos da ONG Bicharada e APDA no seu Instagram, pedindo ajuda para as entidades de proteção animal que tiveram os abrigos completamente destruídos pela água do rio com as enchentes provocadas pelas chuvas.

“Os animais também estão sofrendo muito com toda a inundação na Bahia!!! Os canis Bicharada e Ong Apda perderam toda sua estrutura! Felizmente conseguiram salvar a maior parte dos animais. Mas, essa não é a realidade de outros protetores que perderam seus cães, gatos e abrigos”, disse Preta na publicação.

Foto: Instagram | @pretagil

Ativistas e voluntários tiveram muito trabalho para resgatar os animais. Em um vídeo enviado a TV Bahia ontem, uma protetora relata a situação. “Pessoal, aqui é o abrigo de Dona Jô, um dos quartos…A gente veio aqui para tentar socorrer os gatos, né. Quero agradecer imensamente aqui a John, que nos ajudou aqui com o ‘Jet’, e a Diego, que foi um herói hoje, que ajudou a destelhar esse gatil todo para poder tirar eles. A água chegou no teto do gatil, e se não tivesse destelhado isso aqui, esses animais estariam mortos”.

Em um outro registro, voluntários celebram o resgate de alguns cachorros. “Olha pessoal, a gente já está transferindo animais, tirando eles aqui dos canis de baixo, contando com a ajuda dos voluntários da ONG. Aqui é um trabalho grande ter que tirar eles, mas a gente está fazendo a transferência por questão de segurança, para evitar que eles corram risco aqui, né, gente. Estamos mudando a galerinha de lugar”, diz o ativista.

Aos prantos, uma protetora relata o estado crítico de um canil. “Bem, pessoal, aqui é um dos nossos canis…todos estão assim inundados. Graças a Deus, conseguimos tirar os animais em tempo do abrigo, mas muitas protetoras perderam os animais, eles morreram afogados. Mas os nossos, a gente conseguiu tirar. A gente não tem mais para onde ir agora, gente. Todos os canis estão destruídos. Peço para vocês nos ajudem, a gente precisa agora terminar o abrigo para poder acolher eles porque aqui não existe mais abrigo”, disse uma representante da ONG Bicharada.

“Estamos aqui num abrigo da APDA. A gente veio aqui dar um apoio às meninas que pediram ajuda e olha o estado aqui também, gente, olha o abrigo, todos os canis aqui, oh…alagou, tudo ilhado. Tem uns gatinhos que estão presos, a gente vai olhar agora como está a situação deles. Mas é isso, pessoal, as pessoas precisam ajudar esses animais também”, completa uma voluntária.

Para ajudar as organizações, entre em contato através das redes sociais: Bicharada e APDA.

Você viu?

Ir para o topo