Cães a ladrar na varanda, pátios e logradouros sujos ou com odor desagradável, animais presos sem água ou comida e animais agredidos violentamente como método de educar. Estas são as denúncias mais frequentes recebidas através da Linha Defesa Animal no que respeita aos maus tratos a animais.
A propósito do Dia Internacional do Animal Abandonado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) dá conta que recebeu, desde 2015, mais de 2.900 denúncias pelo crime de abandono de animais de companhia, identificando mais de 1.200 suspeitos pela prática do mesmo crime, com 20 detenções.
Só em 2023 foram registadas 249 denúncias e identificados 133 suspeitos. Até agosto deste ano, foram 125 denúncias e 61 suspeitos.
As Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA) desta força policial levaram a cabo, nos últimos quatro anos, a mais de 10.222 ações de fiscalização de proprietários de animais de companhia, de que resultou a confirmação de 5.266 infrações.
A Linha Defesa Animal passou a ser gerida pela Direção Nacional da PSP. As denúncias podem ser enviadas por correio eletrónico para [email protected]. Depois de feita a triagem, as denúncias são encaminhadas para os comandos das respectivas áreas.
Fonte: CNN Portugal