EnglishEspañolPortuguês

Preso traficante com 47 animais silvestres; dois filhotes já estavam mortos

14 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

O Ibama apreendeu, ontem (13), 47 filhotes de araras, ararajubas e papagaios em poder de um traficante de animais silvestre, o sargento reformado da PM de São Paulo, Marco Antônio Alves, 39 anos, que foi parado numa barreira da PRF na rodovia Transamazônica. O acusado pretendia levar os pássaros do sudeste do Estado para São Paulo, usando um carro Vectra alugado.

Além de responder a processo criminal junto à Polícia Federal, ele foi penalizado pelo Ibama em R$ 235 mil, por transportar ilegalmente animais da fauna brasileira. O autuado tem 20 dias para recorrer da multa.

Com menos de quatro semanas de idade, as aves foram colocadas numa caixa de madeira com cerca de um palmo de altura. Provavelmente elas foram roubadas dos seus ninhos, segundo o Ibama, e a maioria ainda não tinha nem penas.

“Nessa fase da vida, os psitacídeos dependem dos pais para tudo e não se alimentam sozinhos. Dois filhotes já estavam mortos quando chegamos. Quase todos morreriam de fome ou dos maus-tratos antes de chegar ao mercado de vidas, que certamente era seu destino”, explica a chefe da Divisão de Fauna do Ibama em Marabá, Christina Whiteman.

O acusado foi autuado por tráfico de animais silvestres em Marabá e, após responder a Termo Circunstanciado de Ocorrência, acabou liberado. Vale lembrar que nos últimos dois anos o acusado foi preso outras três vezes pelo mesmo crime ambiental. Ele disse que recebeu os pássaros em Jacundá, a 100 quilômetros de Marabá, e fazia apenas o transporte das aves.

Os pássaros foram encaminhados para a Fundação Zoobotânica de Marabá e nesta sexta-feira devem ser transferidos para o zoológico de Carajás.

Fonte: Diário do Pará

Nota da Redação: Espera-se que, assim que os pássaros estejam em condições de sobreviver na natureza novamente, sejam devolvidos à liberdade.

Você viu?

Ir para o topo