Duas tartarugas marinhas, da espécie tartaruga-verde, foram encontradas presas em redes de pesca durante uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental, nesse domingo (9) na Barra do Saí, em Itapoá, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A equipe de Joinville atuou no resgate dos animais e, segundo a polícia ambiental, cada rede tinha cerca de 300 metros de comprimento.
Depois de libertos, os animais foram avaliados pelos policiais para conferir as condições de saúde. Saudáveis, as tartarugas-verdes foram devolvidas ao habitat, o mar.
Já as redes foram apreendidas. Durante a fiscalização, uma embarcação também foi flagrada realizando pesca sem licença para a modalidade.
De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos Univille, que acompanhou as mortes, as causas estariam ligadas a captura por rede de pesca, ingestão de lixo e colisão com embarcação.
Os pesquisadores encontraram resíduos de plástico no estômago e intestino de parte delas. Outros animais tinham marcas de interação com apetrechos de pesca.
Fonte: NDMais