Duas preguiças da espécie Bentinho (Bradypus tridactylus) foram encontradas em dois pontos do bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul da cidade. Uma no quintal de uma residência no Conjunto Jardim Iolanda e a outra quando tentava atravessar a Avenida das Torres, ambos em trechos próximos ao corredor do Igarapé do Mindu, que corta o bairro.
Segundo o veterinário Laérzio Chiezorin, gestor do Reserva Sauim Castanheiras, os animais devem ser provenientes de pequenos fragmentos florestais de mata ciliar que ainda existem na área e geralmente se deslocam em busca de alimento.
As preguiças foram soltas no interior do Parque do Mindú, que também é uma unidade de conservação municipal, onde se manterão em vida livre. Lá, segundo o veterinário, elas encontrarão outros animais da mesma espécie e terão à disposição uma gama de tipos de vegetais que servem de alimento. As preguiças se alimentam basicamente de folhas e frutas.
A Semmas informa que as pessoas que encontrarem animais silvestres em situação de risco podem ligar também para o Disque Linha Verde do órgão (08000-92-2000), que repassa as informações para o Refúgio Sauim Castanheiras.
Fonte: A Crítica