A Prefeitura de Sumaré decidiu doar os 62 animais de 15 espécies controladas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que ainda permanecem no Zoológico Municipal Henrique Pedroni, abandonado há pelo menos dois anos. A doação será para órgãos interessados.
Entre as espécies estão arara-canindé, cachorro-do-mato, cágado, carcará, jabuti, jacuguaçu, macaco-prego, mutum-de-penacho, papagaio-verdadeiro, preguiça, tartaruga-tigre-d’água e tartaruga-tigre-d’água-de-orelha-vermelha.
A medida foi a solução encontrada após ter as obras de reforma do espaço, que já estão concluídas, classificadas como fora dos padrões exigidos pelo Ibama e Centro de Fauna Silvestre em Cativeiro.
Agora, o espaço será transformado em zoológico de animais domésticos, e abrigará espécies não controladas, como pavão, faisão, ovelha, marreco, pônei e muitos outros.
Segundo a Prefeitura, a mudança no conceito foi necessária para não ter que devolver R$ 2 milhões investidos pelo Ministério do Turismo.
“Sou a favor da mudança, pois esses animais devem ficar em santuários”. Anderson Paulino, de 34 anos, analista de sistemas.
Fonte: RAC