Agentes da Prefeitura do Rio e policiais da Delegacia do Meio Ambiente resgataram oito cachorros (três adultos e cinco filhotes) em situação de abandono em uma casa na Ilha do Governador, zona norte do Rio. Segundo o zelador, André da Silva, o problema é antigo, pois a tutora não vive na casa, mas em Maricá, região metropolitana do Rio. A mulher aparece de vez em quando para alimentá-los.
Os vizinhos relataram que ajudam como pode. A médica Lúcia Bogado disse que o filho dela pula o muro da casa para alimentar os cães.
“Não adianta, quando ela [a tutora] vem aqui, é para tirar cachorro morto de dentro da casa”.
Os agentes encontraram muita sujeira na residência. O mau cheiro também era forte. Além de magros, os cães estavam com pulgas e carrapatos. Ainda no local, os animais foram alimentados.
Numa avaliação inicial, o coordenador técnico da prefeitura, Alceu Cardoso, constatou que os cachorros apresentavam fraqueza e tendência a adquirir doenças, já que, possivelmente, não eram vacinados ou medicados.
Os animais foram levados para o Centro de Proteção Animal e, depois de passarem por uma avaliação veterinária e limpeza, serão encaminhados para adoção. A tutora, que já foi intimada anteriormente pelo mesmo problema, não foi encontrada e será indiciada por maus-tratos.
Fonte: R7