Durante todo o dia equipes da Secretaria Municipal do Meio ambiente farão microchipagem, orientação sobre guarda responsável de animais e também doações de animais resgatados por organizações não governamentais ligadas à proteção animal.
A primeira Feira Amigo do Bicho aconteceu em março deste ano, no Parque Tingui. A feira faz parte das ações da Rede de Defesa e Proteção Animal, coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O ônibus “Castramóvel”, unidade que faz cirurgias de castração de animais, uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), também estará no parque. A população poderá visitar o ônibus e conhecer como funciona o serviço. O ônibus integra a Rede de Defesa e Proteção Animal.
“A Feira no parque Tingui foi um sucesso, com 200 microchips aplicados e 400 tutores de animais orientados. A expectativa é repetir o atendimento no São Lourenço”, diz o coordenador da Rede de Proteção e Defesa Animal, Alfredo Trindade.
O microchip é aplicado no dorso do animal, com todas as informações dele, incluindo dados do tutor. Tutores de animais interessados na microchipagem deverão apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Cerca de 400 microchips serão disponibilizados durante a feira.
Outra atividade programada é o teatro de bonecos, explicando temas relacionados à guarda responsável de animais. As explicações serão dadas por funcionários da Prefeitura. Também haverá uma apresentação de bonecos feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostrando os animais que existem em Curitiba.
As pessoas interessadas em saber mais sobre animais peçonhentos, poderão assistir palestras programadas durante o dia.
Programação – Evento Amigo do Bicho
Data: sábado, 11 de junho
Local: Parque São Lourenço
Horário: 9h às 17h
Atividades:
• Identificação de cães – microchipagem de 200 animais
• Presença da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde -UMEES – “Castramóvel”
• Orientação sobre Guarda Responsável realizada pela ONG Quatro Patas
• Exposição de Projetos de Conservação
Teatro de fantoches
11h – Guarda Responsável (DPCF)
12h – Fauna Urbana e Zoonoses: A Cidade e Seus Bichos (UFPR)
15h – Fauna Urbana e Zoonoses: A Cidade e Seus Bichos (UFPR)
16h – Guarda Responsável (DPCF)
Palestra
14h – Palestra sobre Animais Peçonhentos
Fonte: Jornale