Material informativo de conscientização sobre guarda responsável, chipagem dos animais e castrações de cães e gatos abandonados fazem parte do programa Ser Humano é ser Amigo dos Animais desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses da Ilha, órgão do Departamento Municipal de Saúde. Em parceria com as ONGs Amicão, GPA, SOS Animais e Recanto dos Vira Latas, a Prefeitura inicia em janeiro de 2014 novo serviço: a inclusão da seção adoção de cães e gatos em seu site oficial.
O objetivo do trabalho é apoiar as ONGs de proteção aos animais que trabalham na Ilha. Todos os animais disponíveis para adoção foram tratados, castrados e chipados. Todos têm o registro geral animal (RGA), uma espécie de identidade. Na nova seção, podem ser vistas fotos, detalhes e telefones das ONGs que estão com os animais. O centro de zoonoses da Ilha atende na rua Cuiabá, 785, no balneário Adriana.
Disponível para download no site da Ilha, o folder Ser Humano é Ser Amigo dos Animais destaca os mandamentos da guarda responsável, as vantagens da esterilização e a responsabilidade de cada pessoa com o bem estar de seus animais.
Fonte: O Vale da Ribeira