A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, neste sábado (7), a campanha de vacinação antirrábica em todo o município. Todos os tutores de cães e gatos devem levar os animais a um posto de saúde mais próximo de sua residência. Segundo o governo municipal, o objetivo é manter a raiva sob controle na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a doença está controlada há 25 anos na capital. Nesta primeira etapa da campanha “Rio sem raiva”, 1.080 postos de vacinação serão instalados nas zonas Sul e na Norte, no Centro e na Zona Portuária. Os postos funcionarão das 8h às 17h.
As etapas seguintes acontecerão nos dias 28 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a meta do município é vacinar 528 mil cães e 152 mil gatos, um total de 680 mil animais.
Orientações
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os tutores de cães levem os animais com coleira e guia. Os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais agressivos devem estar com focinheira.
Os tutores de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o telessaúde: (21) 3523-4025.
Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva. Nos humanos, a doença afeta o sistema nervoso central e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, tem grau de letalidade próximo a 100%.
Fonte: G1