Por Soraya Machado (da Redação)
Nos últimos anos, o Chile tem tido um aumento considerável de cães que vagam pelas ruas, e hoje os números são realmente alarmantes. Ovalle é uma exceção já que o município tem adotado uma série de campanhas para conscientizar a comunidade contra o abandono animal.
Segundo informações do jornal Ovalle Hoy, em 2010 a prefeitura de Ovalle começou um processo de esterilização em vários setores do município, e até a data de hoje foram operados 1500 animais, entre cães e gatos, o que permitiu reduzir significativamente o número de animais abandonados.
“O abandono traz perigos constantes, como mordidas, infecções, acidentes de trânsito e a transmissão de doenças, uma situação que nos preocupa como município, razão pela qual definimos uma série de ações para beneficiar diretamente a população e principalmente os cães”, disse a prefeita de Ovalle, Marta Lobos.
Além disso a prefeitura articulou um plano de vacinação antirrábica nos cães abandonados, nesta operação os cães recebem uma coleira vermelha como prova de que eles foram vacinados.
Agora os cães que perambulam pelas ruas de Ovalle mostram orgulhosos suas coleiras vermelhas que levam impressa a frase : “Eu estou livre da raiva”.