Por Rafaela Pietra (da Redação)
A prefeitura de Osasco (SP) será multada em R$300.000,00 pela 2ª Vara Pública, após descumprimento de uma liminar, emitida no último dia 10, que proibia a realização de provas com animais em eventos como rodeios e similares na cidade.
O prefeito Jorge Lapas, que defendeu publicamente a exploração de animais em provas de rodeios e outras modalidades, juntamente com o Clube dos Cavaleiros de Osasco, será responsabilizado pela organização do “Festival Sertanejo’’, que contava com apresentação de animais e provas de rodeio.
Fotografias apresentadas comprovavam não só a realização do evento, como também o uso de esporas, chicotes, bridões e freios durante as provas. “Comprovando-se a desobediência da liminar, reconsidero a decisão lançada para restabelecer a primitiva decisão liminar, ficando proibidas todas as provas “team penning” e três tambores”, declara a sentença.
Equipes do coletivo Odeio Rodeio estiveram presentes no evento, realizado no último dia 12, e registaram a realização de provas de rodeio (Três tambores e Team Penning), além do uso de todos instrumentos de maus-tratos aos animais, entre eles esporas e chicotes, em praticamente todas as provas. As imagens registradas foram encaminhadas ao juiz no último dia 14.
Os réus ainda podem recorrer da decisão.
Com informações do Coletivo Odeio Rodeio