EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Campinas (SP) dá início à busca por capivaras

1 de agosto de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A Pre­fei­tu­ra de Cam­pi­nas (SP) in­for­mou on­tem que re­a­li­za uma vis­to­ria no Lago do Café para iden­ti­fi­car o nú­me­ro de ca­pi­va­ras exis­ten­tes no lo­cal. As­sim que con­cluir a che­ca­gem, a ad­mi­nis­tra­ção vai en­vi­ar um ofí­cio ao Iba­ma (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro do Meio Am­bi­en­te) pe­din­do o con­fi­na­men­to dos ani­mais. O par­que se­gue fe­cha­do para a vi­si­ta­ção pú­bli­ca.

No dia 12 de mar­ço, a Se­cre­ta­ria da Sa­ú­de sa­cri­fi­cou injustamente 16 ani­mais no lo­cal, ale­gan­do ne­ces­si­da­de de eli­mi­nar os ris­cos de con­ta­mi­na­ção por fe­bre ma­cu­lo­sa – a ca­pi­va­ra é hos­pe­dei­ra do car­ra­pa­to es­tre­la, trans­mis­sor da do­en­ça -, o que cau­sou po­lê­mi­ca e pro­tes­tos de en­ti­da­des de de­fe­sa dos ani­mais.

A Se­cre­ta­ria de Ser­vi­ços Pú­bli­cos di­vul­gou on­tem nota ofi­ci­al na qual ex­pli­ca que um ve­te­ri­ná­rio do DPJ (De­par­ta­men­to de Par­ques e Jar­dins) está fa­zen­do a vis­to­ria e vai emi­tir um ofí­cio, que será en­ca­mi­nha­do ao Iba­ma, so­li­ci­tan­do au­to­ri­za­ção para cap­tu­ra e con­fi­na­men­to das ca­pi­va­ras.

O DPJ tra­ba­lha com a hi­pó­te­se de que há mes­mo mais de uma ca­pi­va­ra no Lago do Café. Um lau­do téc­ni­co será fei­to, e deve fi­car pron­to hoje, para que a pre­fei­tu­ra ini­cie a ma­nu­ten­ção no par­que, “com os fun­ci­o­ná­ri­os de­vi­da­men­te uni­for­mi­za­dos e pro­te­gi­dos.”

Acessos fechados

Além dis­so, os téc­ni­cos do DPJ es­tão re­a­li­zando le­van­ta­men­to dos aces­sos ao par­que para que os alam­bra­dos e bu­ra­cos se­jam fe­cha­dos a par­tir de se­gun­da-fei­ra. O prefei­to Hé­lio de Oli­vei­ra San­tos (PDT) de­ter­mi­nou ra­pi­dez na con­clu­são do pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio que pre­vê a con­tra­ta­ção de em­pre­sa para a lim­pe­za das áre­as de ve­ge­ta­ção do Lago do Café.

O pre­si­den­te do Con­se­lho Mu­ni­ci­pal de De­fe­sa dos Ani­mais, Flá­vio La­mas, dis­se que a si­tu­a­ção che­gou a esse pon­to por des­ca­so da pre­fei­tu­ra. “A pre­fei­tu­ra não cum­priu o pon­to bá­si­co para o Iba­ma per­mi­tir o sacrifício das ca­pi­va­ras, que é ga­ran­tir que não acon­te­ce­ria de apa­re­cer no­vos ani­mais no lo­cal”, dis­se.

O Iba­ma in­for­mou, atra­vés de as­ses­so­ria de im­pren­sa, que até o mo­men­to não re­ce­beu ne­nhu­ma so­li­ci­ta­ção da Pre­fei­tu­ra de Cam­pi­nas para a morte ou con­fi­na­men­to de ca­pi­va­ras.

Fonte: Portal Todo Dia

Você viu?

Ir para o topo