A Prefeitura Municipal de Bauru publicou, na edição de hoje do Diário Oficial do Município, o decreto do prefeito Rodrigo Agostinho, nº 11.261, de 5 de junho de 2010, que declara a nova lista oficial das espécies animais (fauna) e de plantas (flora) ameaçadas de extinção. Desde 2009 o município adotou essa prática.
Entre as espécies da fauna e flora bauruense ameaçadas de extinção estão 32 mamíferos (em 2009 eram 20), 48 aves (eram 16), cinco répteis (eram nove) e 29 plantas (eram 20 no ano passado).
O prefeito explica que a nova lista leva em consideração o número de animais e plantas já listados e vários estudos realizados nas matas de Bauru nos últimos 12 meses para a elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Municipal Água Parada.
Ainda segundo o prefeito, para a elaboração da nova lista local, foram consultadas as listas nacional e estadual de espécies ameaçadas, além da lista vermelha das espécies ameaçadas, elaborada pela União Internacional para Conservação da Natureza – que reúne milhares de especialistas em todo o mundo – e também os anexos da Convenção Internacional sobre o Comércio das Espécies da Flora e da Fauna Selvagens.
“A lista é um importante documento para o licenciamento ambiental de áreas com vegetação nativa e Bauru é a única cidade do País com lista própria de espécies ameaçadas”, completa Rodrigo Agostinho.
Fonte: Jornal da Cidade