EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Canoas (RS) inicia castração de animais

2 de outubro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Animais de Canoas (RS) começaram a ser castrados nesta segunda-feira (30), no projeto desenvolvido pela Coordenadoria Municipal do Bem-Estar Animal (Cmbea). Até o final do ano, a prefeitura pretende realizar duas mil castrações. A empresa escolhida para prestar o serviço é a Pet Móvel. Os primeiros animais recolhidos foram os da protetora Iara Oliveira da Silva, moradora do Bairro Guajuviras. Iara abriga 30 cães em seu pátio e todos serão castrados pelo programa.

De acordo com o coordenador da Cmba, Cristiano Morais, essa primeira etapa vai atender as famílias que fizeram o cadastramento nas subprefeituras em 2012 e até maio deste ano. O trabalho de recolhimento será na seguinte ordem de região: Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste.

Reuniões pré-castração
A Coordenadoria do Bem-Estar Animal promoveu, em agosto, reuniões com tutores de animais inscritos para castração e com moradores das quatro regiões da cidade, para informar sobre o procedimento e divulgar orientações sobre a guarda responsável de animais.

Cuidados com o animal após castração
Todas as famílias serão avisadas com antecedência sobre o dia de agendamento da castração. O veterinário do Centro de Bem-Estar Animal, Diego Lucas da Silva, explica que é recomendando jejum de 12 horas antes da cirurgia. Além disso, é necessário ter um cuidado especial no pós-operatório para o sucesso do procedimento.

“Usar colar elisabetano, manter a limpeza e higiene do animal e fazer o uso da medição prescrita são imprescindíveis”, ressalta Diego.

Para 2014
Os interessados na castração para o próximo ano podem procurar as subprefeituras e fazer a inscrição. É necessário ter renda de até dois salários mínimos, apresentar RG, CPF, comprovante de renda e residência.

Fonte: Bicharada

Você viu?

Ir para o topo