Prevenir doenças, evitar a procriação indesejada e o abandono de animais. Essas são algumas das vantagens que têm contribuído para o aumento da procura por cirurgia de castração de cães e gatos, oferecida gratuitamente pela Prefeitura através do Centro de Controle de Zoonose (CCZ).
Após obras de adequação e a contratação de prestadores, o CCZ reativou o serviço na própria sede, localizada no bairro do Trobogy. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde amplia a oferta do procedimento, intensificando as ações de combate à raiva através do controle de reprodução. Desde 2009, a castração animal era feita apenas através do convênio com uma clínica privada, com um média mensal de 290 cirurgias.
No CCZ, o atendimento será prioritariamente voltado para os animais encaminhados por ONGs, que teve início em setembro. Cerca de 480 já estão cadastrados por mês e passarão pelo procedimento na primeira etapa de funcionamento do serviço, que acontecerá sempre as terças, quintas e sextas-feiras, com uma média de 40 atendimentos por dia.
Para o público geral, a SMS também otimizou o agendamento para castração. Para ter acesso ao serviço, o proprietário do animal deve ligar para o Disque Saúde 160, ou para o Salvador Atende 156, a fim de agendar atendimento junto à Coordenadoria de Saúde Ambiental (Cosam), no CCZ, onde será encaminhado para uma das 27 unidades de saúde distribuídas pela cidade para fazer o cadastro. No agendamento, os interessados devem levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação de seu animal.
Para estar apto, o cão ou gato deve ter entre 8 meses e 5 anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. Além de cartão de vacinação anti-rábica. Em caso de esterilização de fêmeas, a mesma não pode estar em período gestacional. Depois deste processo o usuário do serviço recebe uma guia para que a cirurgia seja agendada diretamente na Clínica Vida Animal, na Pituba, onde é feito o serviço através de convênio com a Prefeitura. A clínica estar realizando cerca de 290 atendimentos por mês.
A partir do mês de dezembro, a Prefeitura dá mais um importante passo para ampliar o acesso ao serviço de castração animal com o funcionamento do Castramóvel. O veículo adaptado fará ações itinerantes em diversos bairros da cidade, prioritariamente naqueles onde há elevado número de animais errantes ou notificação de casos de raiva.
Fonte: Tribuna da Bahia