Em anúncio feito através das redes sociais, na manhã dessa segunda-feira (14), o prefeito Topazio Neto (PSD) confirmou a volta dos fogos de artifício para o Réveillon de Florianópolis em 2025. Para incluir públicos sensíveis aos estampidos, haverá a distribuição de protetores auriculares (abafadores de barulho), mas ignorou o bem-estar de animais domésticos e silvestres.
Na gravação, Topazio Neto (PSD) afirma que a decisão foi tomada ao longo de todo o ano, a partir de diálogos com famílias de crianças autistas e também com a Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis).
“Quem executar os fogos vai distribuir abafadores como esse. E em contrapartida, quero pedir uma coisa pra vocês: não vamos soltar fogos barulhentos de morteiro nos bairros. São eles que mais prejudicam os animais”, diz o prefeito, Topázio Neto, no vídeo compartilhado no Instagram.
Fonte: NDMais
Nota da Redação: o retorno dos fogos de artifício com estampido no Réveillon de Florianópolis é uma prática cruel e retrógrada, que desconsidera os danos imensos causados aos animais, tanto domésticos quanto silvestres. O barulho ensurdecedor gera pânico, desorientação e pode levar a fugas, acidentes e até mortes, especialmente entre aves e outros animais silvestres. Para os animais domésticos, o sofrimento é igualmente alarmante, causando ataques de pânico, estresse e problemas de saúde. Insistir nessa tradição arcaica é ignorar o bem-estar animal e os apelos por alternativas mais compassivas e silenciosas.