O prefeito de Nova York, Eric Adams, acaba de anunciar que assinará uma ordem executiva para combater a cruel indústria de carruagens de cavalos e está pedindo que o Conselho Municipal aprove uma proibição total.
Esta ordem representa a ação mais forte já tomada pela prefeitura. Ela direciona a polícia de Nova York (NYPD) a fazer cumprir as leis contra operações ilegais e perigosas de carruagens, ordena que o Departamento de Transportes realoque os pontos de embarque para áreas menos movimentadas do Central Park e prepara a cidade para o dia em que o Conselho Municipal de Nova York finalmente aprovar a proibição.
Este é apenas o passo inicial. O prefeito Adams não pode implementar uma proibição total até que o Conselho Municipal aprove a Lei Ryder. Com prazos se aproximando, o tempo é essencial.
A Lei Ryder foi promulgada após o trágico incidente envolvendo Ryder, um cavalo de tração de 26 anos que entrou em colapso por exaustão em uma movimentada rua de Manhattan. As filmagens de Ryder deitado impotente no asfalto, enquanto seu condutor tentava forçá-lo a levantar, provocaram indignação mundial. Apesar dos protestos generalizados e dos apelos públicos por ação, a indústria de carruagens de cavalo persiste com pouca supervisão e quase nenhuma consequência.
A WAN (World Animal News) viajou para Nova York no ano passado para se reunir com a NYCLASS (uma organização de defesa animal) e testemunhou em primeira mão as condições perturbadoras que esses cavalos suportam. Visitamos seus estábulos, espremidos entre os arranha-céus de Midtown, onde os cavalos são mantidos em baias escuras e apertadas, sem pastos, com pouco ar fresco e sem descanso verdadeiro do barulho e estresse incessantes da cidade.
Apenas no mês passado, a tragédia aconteceu novamente. Lady, uma égua de tração de 15 anos, entrou em colapso e morreu no bairro de Hell’s Kitchen enquanto retornava ao seu estábulo vinda do Central Park. O vídeo comovente, compartilhado pela Voters For Animal Rights, renovou os apelos por ação urgente.
Quantos cavalos ainda terão que entrar em colapso, sofrer ou morrer antes que Nova York ponha fim a esta indústria ultrapassada e cruel?
Traduzido de World Animal News.