EnglishEspañolPortuguês

Prédios de NY apagam luzes externas para salvar aves migratórias

20 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Para evitar que aves migratórias morram ao colidir com altos edifícios, uma campanha nos Estados Unidos incentiva que os prédios reduzam a iluminação externa durante a noite para não serem atingidos pelos pássaros que seguem para o sul no outono.

Empire State Building, em Nova York (Foto: Reprodução/Galileu)

Apenas em Nova York, cerca de 90 mil aves migratórias morrem todos os anos após colidir com as dezenas de edifícios da metrópole, segundo o site TreeHuger. Neste ano, o Empire State, o Chrysler Building e o Rockefeller Center, três construções icônicas da cidade, diminuirão suas luzes a partir do dia 1º de setembro.

A campanha Lights Out, que começou em Chicago, é organizada pela Sociedade Audubon. Segundo a organização, se os prédios diminuirem a iluminação externa a partir da meia-noite até o amanhecer, milhares de pássaros deixarão de colidir durante o voo de migração.

Os pássaros migratórios se orientam espacialmente pelas estrelas e as luzes das cidades confudem o senso de direção dos animais. O problema é maior quando chove ou após a meia-noite, que o horário em que os pássaros diminuem a altitude de voo.

Uma vez desorientados, muitos pássaros batem nos prédios mais altos das cidades e caem mortos nas calçadas. Outros são atraídos pelas luzes do mesmo jeito que as mariposas. Eles voam ao redor dos edifícios até a exaustão e não conseguem terminar a migração.

Fonte: Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo