O estado de São Paulo registrou 111 ocorrências envolvendo encalhes de pinguins-de-magalhães desde o último dia 28 de junho, nas praias de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga, monitoradas pelo Instituto Gremar.
Dentre os 111 pinguins encontrados, 40 foram resgatados com vida e encaminhados ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP). No local, os animais passam por exames e ficam sob cuidado intensivo.
Os outros 71 pinguins foram encontrados mortos. Estes animais realizaram exames de necropsia para obtenção de mais detalhes dos fatores que podem ter ocasionado suas mortes.
Os animais morrem devido ao trajeto de migração da Patagônia até o litoral brasileiro. Neste trajeto, muitos acabam sofrendo por fadiga, desnutrição, desidratação ou mesmo por impactos da ação humana, como interação com petrechos de pesca ou colisão com embarcações.
Os meses de maio e agosto correspondem à época de migração dos pinguins-de-magalhães. A espécie é originária da Patagônia Argentina, local de suas colônias reprodutivas.
O instituto alerta que ao avistar um pinguim as pessoas não devem tocar no animal e nem tentar alimentá-lo ou devolvê-lo ao mar. O ideal é fazer contato imediatamente com as entidades ambientais responsáveis pelo monitoramento.
Fonte: CNN