Entre os bairros Itaguaçu e Bom Retiro, na região continental de Florianópolis, um cenário paradisíaco com vista para o continente é composto por mirantes, trilhas e muitos gatos ao ar livre. Os pequenos habitantes renderam ao lugar o título de “Praia dos Gatos” nas redes sociais.
Entre as trilhas e a vista da Praia do Mirante, as ruas na costa são povoadas por gatos. A maior parte dos animais por ali foram acolhidos pelos próprios moradores, que se organizam para cuidar da região.
Os gatinhos do bairro podem ser fofos, mas representam um sintoma mais grave. A maior parte foi abandonada ou encontrada em situação de maus-tratos, com ferimentos e desnutrição, segundo o grupo de voluntários Gatos do Mirante.
A equipe se organiza há mais de quatro anos de maneira autônoma para cuidar dos animais. Eles se responsabilizam pela alimentação e cuidados veterinários com os gatos.
A própria presença dos gatos já foi motivo de disputas entre os moradores (humanos) da região. Em 2024, os vizinhos denunciaram a presença dos animais e reclamaram do crescimento populacional dos gatos.
Em carta aberta publicada na época, o grupo de voluntários explicou que os animais já estavam castrados e que todos os cuidados eram tomados pela equipe Gatos do Mirante.
— Depois de 4 anos de árduo trabalho social no Mirante das Palmeiras, os gatinhos do mirante estão castrados e com saúde, possuem assistência veterinária, são alimentados com ração premium de qualidade e, por isso, não se vê mais lixos rasgados, gatos nas ruas e as invasões por parte deles nas propriedades daqueles que tanto reclamam —, escrevem.
Atualmente, o grupo se organiza para promover a adoção dos animais.
Fonte: CBN