EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Praia brasileira está em lista das que mais devem encolher até 2100

Mitigação moderada das emissões de gases do efeito estufa, no entanto, poderia evitar 40% desse recuo da faixa litorânea

10 de agosto de 2023
O Globo
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Mais de um terço do litoral em todo o mundo é ocupado por praias, mas parte delas, muitas sendo tradicionais destinos turísticos, corre o risco de encolherem em alguns anos. A revista científica Nature publicou um estudo que lista 20 praias em diversos lugares do mundo que estão sob risco por conta das mudanças climáticas no planeta, com a de Morro Branco, em Beberibe, no litoral cearense, entre elas.

A publicação analisou as dez praias mais bem avaliadas de cada país no site Tripadvisor, especializado em rankings desse tipo. A partir daí, foram analisados fatores como consequências de mudanças climáticas no planeta, erosão natural e artificial para definir a lista.

Segundo o levantamento, uma proporção substancial da costa arenosa do mundo já está em erosão. A “mitigação moderada das emissões de gases do efeito estufa”, no entanto, poderia evitar 40% desse recuo da faixa litorânea, de acordo com os pesquisadores.

“A dinâmica projetada da linha costeira é dominada pela elevação do nível do mar para a maioria das praias arenosas, mas em certas regiões a tendência erosiva é contrabalançada por mudanças ambientais acrescidas na linha costeira; por exemplo, na Amazônia, leste e sudeste da Ásia e no norte do Pacífico tropical”, diz o estudo.

Os pesquisadores apontam que essa tendência deve ocorrer de maneira mais acentuada justamente em locais mais densamente povoados.

A lista é liderada pela praia de Landmark, em Lagos, capital da Nigéria, que deve encolher mais de 900 metros até 2100. Na segunda posição vem a Mackenzie Beach, no Chipre, podendo perder até 660 metros de sua faixa de areia no período, com a praia italiana de Spiagga La Cinta fechando o pódio, podendo encolher mais de 514 metros.

Ainda segundo o estudo, as praias brasileiras são as que correm o maior risco na América do Sul. Além de Morro Branco, que pode perder 224,6 metros de sua faixa de areia, a praia dos Carneiros e Porto de Galinhas, ambas em Pernambuco, também estão entre as mais ameaçadas, podendo perder 166,4 e 146,1 metros de seu litoral, respectivamente.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo