(da Redação)
Um potro chamado Gizmo foi encontrado abandonado em uma estrada em fevereiro e está se recuperando gradualmente, graças aos esforços incansáveis de pessoas que se recusaram a desistir dele. As informações são do The Dodo e da BBC.
A RSPCA havia sido alertada sobre um filhote que entrou em colapso nas proximidades de Essex, na Inglaterra, e que parecia estar perto de seu último suspiro. O magro animal estava tão fraco e desidratado que não conseguia sequer erguer a cabeça e ficar de pé. Estava claro para os resgatadores que ele havia sido deixado para morrer.
No momento do resgate, Gizmo tinha dificuldade até mesmo para se mover, e por isso teve de ser carregado com segurança em um cobertor. Ele foi então colocado nas mãos cuidadosas da equipe da clínica veterinária Catley Cross, que imediatamente correu para hidratar o seu frágil corpo com um soro intravenoso.
Apesar de estar sob cuidados de especialistas, não havia certeza se o filhote de cavalo sobreviveria — mas a equipe fez o seu melhor para fazer com que ele se sentisse confortável.
Conforme a triste história de Gizmo passou a ser conhecida, doações começaram a surgir de toda parte, tanto em dinheiro quanto na forma de cobertores para ajudar a mantê-lo aquecido no frio congelante do último inverno. Em uma semana, cerca de 30 mil dólares foram levantados para os seus cuidados.
Gizmo também recebeu de presente um bicho de pelúcia, com quem ele compartilhou a sua sala de recuperação – um simples gesto de conforto após a provação tão desoladora pela qual ele passou.
Embora os seus primeiros dias tivessem sido como uma montanha-russa de progressos e recaídas, Gizmo provou ser um lutador. Durante semanas, ele estava muito fraco para manter-se de pé, e uma espécie de guincho teve de ser usado para movê-lo regularmente.
Ele foi capaz de andar duas semanas após ter chegado à clínica, mas apenas recentemente conseguiu ficar de pé por si mesmo, disse a veterinária Carolyn Wyse em um comunicado.
A recuperação de Gizmo foi milagrosa, porém tem sido gradual. A equipe está considerando mantê-lo sob seus cuidados pelos próximos dois anos, período que Wyse considera necessário para que ele esteja totalmente preparado para um realojamento.
Segundo a reportagem, outros sete cavalos estão sendo ajudados com os recursos extras recebidos como doações para Gizmo.