O prefeito José Fortunati e a secretária Especial dos Direitos Animais (Seda), Regina Becker, entregaram esta semana, ao prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, o projeto para a construção do hospital veterinário público de Porto Alegre. A área onde será construída a Unidade de Saúde Animal (USA) fica na Lomba do Pinheiro e pertence à Prefeitura de Porto Alegre, mas está localizada no território do município de Viamão. O objetivo da Prefeitura é lançar a pedra fundamental da obra em março de 2014.
Segundo informações da Prefeitura, a Unidade de Saúde Animal será construída pela iniciativa privada em terreno do município junto à Área de Medicina Veterinária, onde hoje são realizados procedimentos de baixa e média complexidade. O prédio terá 1.200 metros quadrados e está orçado em cerca de R$ 4 milhões. A USA será administrada pela Seda, e oferecerá procedimentos de média e alta complexidade, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias de baixa renda.
O hospital terá quatro salas de cirurgia, duas áreas de preparação, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além das estruturas de triagem, quarentena e canil com capacidade para 120 animais em recuperação. Este será o primeiro hospital público para animais domésticos do Brasil.
Fonte: Sul 21