Um grupo de cães spitz-alemão-anão, chamados de lulu-da-pomerânia, fugiu de um canil em Jaguaruna, em Santa Catarina.
O que aconteceu
Os 18 cães foram flagrados em fuga pelas câmeras de segurança do canil. O caso aconteceu no último dia 19 de dezembro.
Todos os cães foram resgatados com segurança. Ao UOL, Gislane Dutra, administradora do espaço, disse que os animais correram até a esquina, mas que com alguns petiscos conseguiram atrair a atenção dos cães novamente.
Portão se abriu com o vento e os cachorros correram. De acordo com Gislane, os animais tomavam sol, enquanto recebiam alguns petiscos, quando perceberam que o portão estava aberto e saíram em fuga.
🚨VEJA: O portão de uma casa abriu sozinho, e mais de 20 Lulus da Pomerânia escaparam. O dono correu desesperado para tentar recuperar os cachorros.
— CHOQUEI (@choquei) December 28, 2024
Vídeo da fuga viralizou nas redes sociais. Após passado o susto, a gestora narrou que postou o vídeo para descontrair e quando percebeu, o vídeo já havia sido visto mais de 2 milhões de vezes no TikTok e no Instagram.
“Saí com a minha filha e ela não travou o portão corretamente, com o vento forte o portão abriu. Eles não costumam ficar no pátio da frente, estavam ali pois o pátio deles estava passando por manutenção. Eles ficam num espaço bem maior, com gramado, ali era horário de banho de sol. A alimentação já tinha sido feita mais cedo, só estávamos oferecendo uns petiscos”, disse Gislane Dutra, administradora do canil.
Vídeo com milhões de visualizações
Após repercussão, conta do canil no Instagram acabou suspensa, de acordo com a administradora. Ao UOL, Gislane disse que no início a repercussão foi “bem legal”, mas após o vídeo viralizar, algumas pessoas começaram a denunciar a página, causando uma suspensão temporária na rede social.
“Falam que somos exploradores. Que nosso canil é clandestino”, diz a mulher. Segundo Gislane, muitos comentários criticando a atividade do estabelecimento foram deixados nas postagens. No fim, o canil conseguiu recuperar a página.
Fonte: UOL
Nota da Redação: o incidente envolvendo a fuga dos 18 cães em Jaguaruna evidencia a irresponsabilidade do canil, que falhou em garantir a segurança mínima para os animais sob sua responsabilidade. Permitir que o portão fique vulnerável ao vento reflete negligência inaceitável, especialmente em um ambiente que deveria priorizar o bem-estar dos cães. Além disso, o caso reacende a discussão sobre os canis de criação, que muitas vezes exploram os animais como mercadoria, em detrimento de suas necessidades e qualidade de vida. Práticas como essas precisam acabar, incentivando, em contrapartida, a adoção de animais abandonados e a promoção de cuidados mais humanizados e éticos.